quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turismo Concierge para viajantes independentes

Quem já viajou de pacote turístico sabe bem que apesar das vantagens de não ter que se preocupar com nada a não ser aproveitar, sempre tem alguns inconvenientes.

Entre os mais citados são:

Falta de flexibilidade com horários. As vezes queremos dedicar mais um tempinho com algo que gostamos, mas o cronograma dos passeios tira a sua liberdade de esticar.

Falta de flexibilidade na programação. Sempre tem coisas que detestamos e desejamos mudar para outra coisa que queremos conhecer. A opção que resta é abandonar o grupo e ir por conta. Mas ai você perde as outras coisas pela qual pagou e não vai usar no dia.

Passageiros inconvenientes. Nem sempre acontece, mas as vezes no grupo tem alguém que é muito inconveniente, sempre reclama, sempre se perde, enfim, “malas sem alça”. O que fazer?

Brincadeiras quebra-gelo inventada pelos guias. Quem nunca ficou constrangido quando o guia resolve inventar o jogo-da-verdade dentro do ônibus, ou fazer cada um contar  o que está fazendo ali. E os karaokês forçados. E fazer alguns pagarem mico em troca de um presentinho.

Grupos heterogêneos. Misturar no mesmo grupo, famílias com crianças, casais em lua-de-mel e adolescentes é uma mistura explosiva. Enquanto alguns querem paz e sossego, outros querem é sair pra balada e outros querem momentos mais íntimos para um jantar a dois. Muito difícil conciliar.

Assim as vantagens iniciais acabam superadas pelos inconvenientes.

Viajantes mais experientes, assim que aprendem o be-a-bá das viagens optam por serem viajantes independentes. Ai dão adeus aos pacotes e podem optar por ser:

um viajante estilo lonely planet ou mais comumente chamado de mochileiros em que ele sai livre pelo mundo dormindo em hostels e comendo street food geralmente sem nada reservado, nem passagens, nem hostel. Simplemente chega no guichê, compra uma passagem e ao chegar num destino sai procurando um local para dormir. Planejamento não faz parte do dicionário deste viajante. Alguns mais aventureiros formam uma comunidade de aventureiros que adoram explorar lugares exóticos que não constam de nenhum roteiro popular. Acaba virando um estilo de vida. São os mochileiros exploradores em busca de shangri-lá. Ficar num hostel barato as vezes pode não ser seguro por causa da localização. Comer street food em geral é seguro, mas nem sempre se pode garantir a higiene e problemas gastro intestinais são uma constante neste tipo de viajante. Sem contar com golpes sofridos em regiões sabidamente arriscadas. É comum acontecer assaltos aonde o mochileiro se vê despojado de seus bens e perdido em uma terra estranha.

ou um viajante budget, adepto do planejamento e com orçamentos limitados e uma imensa vontade de viajar, aproveitando os milhares de sites de venda de produtos de viagens, tais como submarino, decolar, americanas, hotéis.com, etc... arcando com todo o ônus do planejamento e solução de problemas. Viajantes budget em geral abrem mão do conforto e da qualidade de serviços em busca de preços. O grande inconveniente é que problemas de segurança acabam sendo incorporados por tabela. Sabidamente, na internet acontece de tudo. Aquelas lindas fotos no site acabam acontecendo de serem falsas e só descobrimos ao chegar no hotel, que não era nada daquilo que dizia o site. E fotos não cheiram mofo. E a localização então... Pegar vôo em low cost acabam saindo mais caro por causa do custo adicional de despachar bagagens e do traslado pois costumam usar aeroportos diferentes dos tradicionais. As vezes o barato sai muito mais caro. E aquela dica daquela coisa imperdível apregoada em revistas e matérias na TV que acaba virando um viu-tá-visto e agora? Aconteceu que era matéria paga para inserção em revista. Perdi um tempão gastei uma grana e foi só isto? Reclamar com quem? Daí surgem milhares de blogs contando as suas experiências e metendo o pau naquele serviço que detestou. O que não impede que novos incautos caiam no mesmo problema.

ou um viajante concierge, aonde ele decide o seu roteiro em função do seu estilo de vida e usa os serviços de consultoria de agentes especializados que vão atrás de produtos adequados ao estilo do cliente e com as vantagens do pacote ou seja o trabalho de planejamento e solução de problemas fica com o agente de viagens. Em geral o viajante concierge não abre mão do conforto e da segurança. Ele deseja flexibilidade, qualidade de serviços e apoio 24 horas. Um grupo de viajantes especial neste tipo de viagem são as viagens de lua-de-mel e as viagens de bodas aonde os casais querem é aproveitar e não ficar preocupados em como fazer as coisas. Eles querem é serviço, e sem companhias indesejáveis como nos pacotes.

Serviços de turismo concierge existe para todos os tamanhos de bolso. Em alguns casos aproveita-se a estrutura criada para pacotes de grupos e monta-se em cima um roteiro personalizado aproveitando descontos obtidos na negociação dos grupos. Exemplos típicos são os grupos de amigos que fazem roteiro de compras em New York, roteiro gastronômico em Paris, roteiros de degustação de vinho na Italia, grupo de visitantes a congressos no exterior, grupo de safári fotográfico na patagônia, grupo de safári fotográfico arquitetônico em Paris, templos na India e em Angkor Wat,  etc... Ultimamente o circuito de paises Asiaticos entrou na moda. Tem muita gente querendo descobrir o Japão, a China, a Coreia, Tailandia, Cambodja...

Tem um grupo especial chamado turismo concierge VIP, aonde se deseja total exclusividade e ai o agente de turismo tem a missão de resolver problemas interessantes para atende-los, tais como por exemplo viver um mês como parisiense, casamento em castelo na França, Casamento no Tahity ou em San Andrés, lua-de-mel nas Seychelles ou mesmo safári fotográfico em Madagascar.

Seja você viajante de pacote ou viajante independente, desejamos a todos uma

Boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário